terça-feira, 15 de julho de 2014

Como montar um clube do livro?


Em primeiro lugar, parabéns! Quem pretende montar um clube do livro deseja algo excepcional. Por isso, gostaria de dar algumas dicas práticas para criação e desenvolvimento de um grupo saudável com reuniões agradáveis. Colocarei em negrito os pontos principais para focar sua atenção neles.

Antes de tudo, defina o número de pessoas. Nem pense em chamar todos os seus colegas de classe. Quanto mais gente, maior será a dificuldade para manter a ordem. Além disso, os encontros acabam se tornando superficiais porque as reuniões demandarão muito tempo, e cada um terá pouco espaço para falar. Um número ideal fica entre 4 e 8 pessoas. Não estou dizendo que é impossível criar uma equipe fora desse padrão. Vai depender muito dos indivíduos. São pessoas realmente comprometidas com a leitura? Conseguem adaptar seu tempo aos encontros? Estão dispostas a cumprir regras? Se a resposta for sim para todas as perguntas, então não há motivos para se preocupar. Também é bom que haja a figura de um líder para coordenar e acompanhar as etapas desse processo.

Outro fator é a disponibilidade de tempo. Já vi muitos grupos de leitura se desfazendo porque não aparecia todo mundo. E quando iam, certas pessoas não conseguiam terminar o livro e culpavam sua agenda apertada. Não adianta nada ter vontade de ler e gostar de ler se você não lê ou não tem tempo para participar da reunião. Pode esquecer querer ser membro de um clube do livro, definitivamente não é algo pra você.

Depois de conseguir um grupo seleto de pessoas com tempo disponível, vem a parte "burocrática" da coisa que é estabelecer as regras do clube. Faça isso numa espécie de estatuto, onde você colocará:

1) Objetivos - Tudo tem que ter um propósito. É incentivar e cobrar a leitura? Fazer uma feira de livros na praça? Vencer o analfabetismo na sua cidade? Instigar o pensamento critico na sociedade? Visitar escolas e fazer um desafio literário para os alunos com prêmios para os vencedores? Entretenimento? Zuera? Trocar conhecimento? Se divertir? Fazer vídeos para internet? Postar as reuniões num blog? Seja qual for o objetivo, ele tem que estar bem delineado e todos devem concordar. Depois disso, trace metas de como pretende cumprir esses objetivos.

2) Atribuições dos participantes - É importante que cada um tenha um função ou um papel. Quem fica encarregado da comida? As meninas trazem os "comes" e os homens os "bebes"? Quem vai fará o roteiro das reuniões? Quem será o dirigente (líder) para coordenar o tempo de cada coisa? Alguém vai anotar/filmar o que aconteceu? Se cada um tiver uma função, haverá o senso de responsabilidade que inconscientemente fará com que todos participem. E quem faltar ficará com peso na consciência. O interessante desse ponto é que não precisa por o nome da pessoa e o que ela tem que fazer. Invente um nome pro cargo! (Ex: orador, dirigente, merendeiro, escrivão e etc, use a criatividade)

3) Estrutura das reuniões - Qual será a periodicidade? Uma vez por semana, de 15 em 15 dias ou uma vez por mês? Todo mundo vai ter que ler o mesmo livro? Cada um lê um livro diferente? Ou todo mundo lê livros de romance, depois terror e por fim ficção cientifica? Reuniões temáticas com direito a ir fantasiado? Não é algo muito difícil de se fazer quando se sabe o perfil do grupo.

4) Lugar - Tenha um "Q.G.", um local fixo onde se realizam a maioria das reuniões. Porém, quando sentir necessidade, quebre a rotina. Faça reuniões em praças, parques, shoppings, bosque ou na casa dos membros do clube. Sair da zona de conforto ajuda a expandir os horizontes.

Terminado o estatuto, dê um nome para seu clube. Imprima e dê para que os participantes assinem, isso dará mais formalidade e compromisso para o grupo. Se alguém quiser virar membro é só dar uma cópia do estatuto para a pessoa.

Faça um roteiro para as reuniões, onde você define o que haverá durante os encontros. Os horários, as dinâmicas de grupo, recitação de poesias, leitura interpretativa, comentários e criticas às obras, tudo isso e muito mais que vier a sua mente. O que importa é não deixar a coisa ficar chata.

Espero ter ajudado com minhas dicas. Se alguém tiver interesse, posso mandar um estatuto que criei e você pode usar como modelo. Deixe seu e-mail nos comentários que eu envio pra você.  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Olha só! Adorei seu post, acho que vou adaptar a ideia e criar um clube do livro online, o que acha?! Muito obrigada pelas dicas!
    Beijos,
    Bia
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Marcadores

Seguidores

Siga por e-mail

Popular Posts

Random Posts

Flickr

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Popular Posts